sexta-feira, fevereiro 19, 2010

As cinco fronteiras da terra (partes iv e v)

partes i, ii e iii aqui
ilustração: www.vladstudio.com


iv - fronteira quadrissilábica: a pátria

Azerbaijão, Cazaquistão, Tadjiquistão, Uzbequistão
antes quase do que tarde urge a nossa salvação
Azerbaijão e Botsuana não têm Cazaquistão
- o abc da minha terra é fazer sumir o pão

(El Salvador não vai voltar para ensinar a comunhão)

Eritréia, Etiópia, Macedônia, Micronésia
Eslovênia, Eslováquia, Iugoslávia e Indonésia
Guadalupe, Guatemala, Dominica e Dinamarca
- minha terra tem fronteiras como canta a maritaca

Suriname, San Marino, Luxemburgo, Lituânia
Suazilândia, Groenlândia, Argentina e Alemanha
Filipinas, Palestina, Vanuatu e Vaticano
- tem moeda, tem bandeira, tem guerreiro e padressanto

Madagáscar, Moçambique, Mauritânia, Kiribati
Cinga pura, Cabo Verde, Costa Rica e Timor Leste,
Nicarágua, Noruega, Porto Rico da Inglaterra
- minha terra tem de tudo e não tem terra, não tem terra

v - fronteira polissilábica: o arauto

valei meu São Cristóvão, coberto de Névis
valei meu São Vicente de Granadina na mão
tua Papua não será Nova Guiné
República não Checa a vida não

faz Trinidad meu Tobago
abutere Res pública nostra,
patientia Dominicana
hebraicos Emigrados, Árabes Ungidos,
no teu seio multiraça
ó mama Centro-Africana

bem no meio de greenwich
ó alínea que separas
duas Ilhas Sandwich
e a terra em duas caras

ó ocidente-oriente, és tão belo, és tão quente
e no medo desse inverno, tanta gente, tanta gente

ó África do Sul, Serra da Leoa!
ó Burkina Fasso!
e Turcomenistão

ó Coréia do Sul, Costa do Marfim!
ó Estados Unidos!
e Afeganistão

ó Coréia do Norte, Arábia do Saudita!
bela Venezuela!
e Ilhas Salomão

ó Irlanda do Norte, Zelândia boa Nova!
no sul o sol é forte
no norte tem mais pão

no meio está Guiné,
a Equatorial
não creio em São Tomé
e todo Príncipe é mau

epílogo

(mono) a terra partida é um Laos
(bi) não há Benim nessa terra
(tri) que Libéria toda a gente
(quadri) Dinamarca de fronteiras
(poli) eu não creio em São Tomé
e todo Príncipe é mau

Nenhum comentário: